WACHUMA - SAN PEDRO
O Cacto do Jaguar O nome quéchua do cacto Trichocereus Panachoi é “Wachuma”.
O nome San Pedro, lhe é atribuído por dar ao iniciado a “chave” para entrar no
Céu. Trata-se de um cacto que chega a atingir a mais de dois metros de altura,
tendo a mescalina (Peiote) como princípio ativo. img Tem sido utilizado há
séculos pelos índios do Peru e do Equador. É conhecido por xamãs por estar
sempre em harmonia com os poderes dos animais, de seres e personagens fortes,
de seres sobrenaturais, principalmente o Jaguar. O uso atual do San Pedro
concentra-se nas regiões costeiras do Peru e nos Andes do Peru e Bolívia, e tem
recebido forte influência cristã. É aplicado para curar enfermidades, incluindo o
alcoolismo e problemas mentais, para adivinhações, poções amorosas, para
combater feitiçaria,purificação, etc. É conhecido também por huachuma, achuma,
agua colla, cardo, huando hermoso, gigantón, San Pedrito, San Pedrillo.
Sanguirardi Jr: " O emprego religioso, pelo índio, da bebida extraida do San Pedro
é tradição secular, que se perdeu para sempre. Hoje, o uso ritual com finalidades
mágicas e curativas ocorre em práticas nas quais as raízes ameríndias são
enxertadas com o catolicismo, o espiritismo e a feitiçaria européia. Mesmo na
forma sincrética atual, seu conhecimento pelos estudiosos é recente. Por que São
Pedro ? O cacto abre as portas do Céu. Daí ter recebido o nome do apóstolo a
quem disse Jesus : " Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares sobre a
Terra será ligado aos céus..." (Matheus 16:19). img A mesma ligação é
estabelecida pelo San Pedro, que dá ao xamã as chaves que abrem as portas do
mundo invisível, fonte dos seus poderes mágicos, divinató0rios e terapêuticos. Em
Plants of the Gods de Schultes e Hofmann : O San Pedro possui um símbolo do
curandeirismo, pois sempre está em harmonia com os poderes dos animais, do
seres fortes, dos seres sobrenaturais. É uma das plantas mais antigas da América
do Sul. A prova mais antiga remonta o ano de 1.200 a.C. Na imagem uma mulher
com cara de coruja, possivelmente uma xamã, segurando um cacto San Pedro.
Quando os espanhóis chegaram ao Peru, usava-se muito San Pedro. Um texto
eclesiástico diziam que os xamãs tomavam a bebida chamada Achuma, e como
era muito forte, depois de tomaram perdiam o juízo e ficavam privados dos
sentidos, tinham visões nas quais aparecia sómente o diabo. Como aconteceu
com o Peyote no México. Atualmente o São pedro é empregado para curar
enfermidades, incluindo o alcooolismo e a loucura, par adivinhação, paa namoros,
para combater qualquer tipo de feitiçaria e para assegurar êxito nas empresas
pessoais. img Os xamãs distinguem quatro tipos de cactos à partir de suas
costelas. Os mais raros são aqueles que tem quatro, e são considerados os mais
potentes, possuem poderes sobrenaturais especiais, sendo que as quatro costelas
representam os quatro ventos, os quatro caminhos. Em 1992, estávamos
Agustin,eu, e um grupo de norte-americanos em Machu Pichu. Tomamos a decisão
de realizar um trabalho com Wachuma nas ruínas. E lá fomos. Chegamos à tarde
nas ruínas, e, quando foi por volta das 21:00 hs. iniciamos o trabalho, nenhuma
pessoa mais estava presente, a não ser os Espíritos de Machu Pichu.Agustin tinha
levado dois rapazes que ficavam tocando flautas andinas o tempo todo, o que
ajudou muito na harmonização do trabalho. Após duas horas, já na segunda dose
de San Pedro, as visões. Machu Pichu, sem utilizar nenhuma planta, já conduz as
pessoas a estados alterados de consciência. Podia perceber os Espíritos Incas,
como se tivesse voltado no tempo. Os rituais, a Festa do Sol. Olhando para
cima...num instante as nuvens se transformaram num imenso Condor.. Num
momento pedí a Agustin, que falasse um pouco sobre os Incas. E, ele nos indicou
uma pedra e pediu que encostássemos nossa testa nela. Foi, a melhor resposta,
me senti como recebendo um "pen drive" em minha mente. Pude compreeender
sem palavras a cosmologia do Povo Inca. O legítimo Império do Sol. Sentia muita
emoção. Sabia que já tinha feito parte daquela história. Senti-me resgatando um
pedaço do meu ser, que estava perdido no tempo e espaço. Estávamos no Alto, as
nuvens passavam por nosso corpo, parando nos joelhos e, acima o céu estava
limpo e cheio de estrelas, as nuvens iam formando fendas, dando para ver a
cidade embaixo. Tive a impressão de estar no céu, caminhando pelas nuvens. img
O ponto que iniciamos o trabalho, era nas Fontes Sagradas, que ficam a 850 m.
ao sul da cidade, onde as águas corriam por um canal de pedra despejando-se por
cima de um terraço do Templo do Sol.Estávamos em centros religiosos onde
realizavam-se as festas principais do calendário Inca e os cerimoniais ligados à
água (setembro a março) e à agricultura.Foram também centros de purificação de
iniciados e de sacerdotes conferindo-lhes renovação e conhecimentos místicos. Era
costume dos sacerdotes realizar cerimônias e rituais com oferendas de conchas do
mar, chamadas : As Filhas do Mar. As conchas eram o alimento dos deuses do
Yakumama, Serpente de Uma Cabeça. Pude ver animais guardiões dos portais da
cidade. Nesse trabalho pude compreender que Machu Pichu, ainda está muito
habitada graças a força de Wachuma .